quarta-feira, 13 de março de 2013

A Beleza de Cloud Atlas





Hoje venho falar de um filme que me impressionou muito, em vários sentidos. Uma boa surpresa que foi muito bem recebida, chamada Cloud Atlas (A Viagem, em português). Quero evitar comparar esse texto com as críticas dos críticos profissionais, não quero avaliar aspectos técnicos como maquiagem, efeitos especiais, produção ou trilha sonora, por mais que os ache excelentes. Eu venho aqui partilhar com vocês a mensagem da história dessas estórias.

É difícil não dar spoilers, vou tentar me controlar. Cloud Atlas conta basicamente seis estórias, muito diferentes entre si. Algumas até podem ser consideradas um tanto banais, outras revolucionárias, porém todas se ligam de alguma forma em um momento. As ligações são em diferentes épocas, com diferentes pessoas e em contextos completamente diferentes. Quantas diferenças... porém que no final, só servem para costurar um grande painel com todas elas juntas.

Evolução, carma, almas, espiritismo, religião, não consigo filosofar sobre tudo que liga ou que define a vida e o destino das pessoas. Eu só consigo concordar com o simples fato de que estamos conectados, de uma forma ou outra. Nossas ações, por menores que sejam, influenciam agora ou depois outras pessoas e moldam uma única história que não pode ser contada sozinha, mas exclusivamente em conjunto. Toda ação vai gerar uma reação, e independente de quando esse efeito ocorrer, um dia ele se concretizará. As melhores e as piores atitudes que tomamos com as pessoas ao nosso redor irão interferir no todo e na nossa própria vida, principalmente quando elas voltarem para nós. Existe uma força maior que rege essa lei, pelo menos na minha crença.

Se às vezes me pergunto por que sou como sou, por que nasci assim, nesse país, nessa família, nessa época, é por que acredito existir um motivo para tudo isso. Acho que nada acontece aleatoriamente, não acho que há um destino específico e imutável para alguém, porém tudo depende de nós, de nossa vontade e esforço, de como vamos forjar o futuro… e evoluir. Ninguém pode prever o futuro, pois ele foi feito para ser sempre mudado. 

Esse filme fez pensar em todas essas coisas, ficar horas filosofando e argumentando. O melhor é que nada é 100% explicado e mastigado na projeção, então ficamos livres para divagar e interpretar nossas próprias teorias. Contudo, uma coisa completamente certa, nossas vidas não são exclusivamente nossas. Filme recomendado para quem se interessar pelo tema! E se você não se importar de ficar 3 horas no cinema....

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário