segunda-feira, 28 de março de 2011

Tensão Controlada

_____________________________________

Sim, eu sou uma pessoa um tanto neurótica.

Confesso até que sou meio medroso. Mas como não ser? Eu não sei mais que lugar é seguro, aonde se deve ou não ir, o que é aconselhável ou não. A violência cresceu em tantos lugares, e de tantas maneiras. Não só de assaltos, roubos, e coisas assim. Mas acho que no geral, as pessoas estão se tornando um pouco mais agressivas. No jeito de tratar os outros, de se portar, a gentileza parece que ficou em segundo plano e cedeu pra pressa, pra correria do dia-a-dia.

Fica difícil entender as pessoas, ainda mais quando gestos tão simples são esquecidos, quando a educação já pareçe não ter mais tanta importância. Por exemplo, dentro dos ônibus, é uma atropelação, um em cima do outro, nunca vi. Todos parecem animais, se esforçando pra entrar dentro de um mesmo lugar, brigando e se empurrando.

O problema de sair de noite sem se preocupar, ou até mesmo de dia, já que nem mais horário propício a assaltos existe mais. Andar sozinho, andar em grupo, andar de carro, pegar ônibus, eu não sei, parece que sempre pode acontecer alguma coisa. Eu realmente fico muito irritado e odeio me sentir impotente em relação as coisas que acontecem. O jeito é não criar oportunidades... mas também temos nossas vidas pra viver.

Eu fico muito indignado quando compramos alguma coisa, nos esforçamos ou guardamos dinheiro por muito tempo, e vem um mané e rouba de você em 5 minutos. É muita injustiça. E tá, vão me dizer que esse mané sofreu muito e tem muitos problemas, não teve oportunidades nem educação... mas poxa, eu também tenho problemas, você também, e acho que não é egoísmo querer as coisas que desejamos, que conquistamos, sonhar com uma vida calma e com qualidade. Sem essas tensões inerentes à vida urbana. Conheço tanta gente legal que já se deu mal nas ruas. Bem, eu também posso estar pensando errado, não sei. Dizem que o que vivemos na sociedade é culpa e reflexo da própria sociedade, mas eu começei minha vida agora, e acredito que não tenho culpa pelo mundo ser como é hoje, apesar de saber que tenho que ajudar a torná-lo um lugar melhor para se viver. Ou é errado e egoísta pensar assim? Só estou dizendo que este mundo está longe de ser ideal, e vai demorar muito para ser justo com todos os seus habitantes. Talvez, por causa dos próprios habitantes.

Mas acredito que essas sejam as consequências do mundo moderno, não? Ou pelo menos a realidade de uma cidade que cresceu demais, cresceu mais do que pôde suportar. Ou simplesmente, a realidade do Brasil.
.

2 comentários:

  1. Também não aguento mais viver nessa situação de ter que pensar onde vou, que horas, esconder tudo o que tenho, sair com cartão, porque com dinheiro no bolso já viu. Quer dizer, nem com cartão você está seguro mais. Clonagem. Levar 1000 reais em menos de 5 minutos é muito injusto e não acho que seja egoísmo querermos que as coisas que conquistamos continuem com a gente. Espero que um dia tenhamos segurança para fazer o que gostamos sem nos preocupar com violência.

    ResponderExcluir
  2. Essa ideia que o assaltante é a vitima da sociedade é tão errado ... como o assaltante não faz parte da sociedade. Como não tem assaltante com BMW. Como todos as pessoas pobres só podem ser assaltantes ... ser assaltante é uma escolha - e muitas vezes a escolha mais facil ...

    ResponderExcluir