quarta-feira, 23 de março de 2011

Escolhe-se ser gay?

_____________________________

Hoje foi um dia muito diferente...

Estávamos na aula de Interculturalidade na Universidade conversando em grupo com as 2 professoras que ministram a aula, sobre escolhas e caminhos, que nada deve ser 100% radical, que não existem verdades absolutas ou coisas que estejam totalmente certas ou totalmente erradas, boas ou ruins. Tudo depende do lugar, da cultura, do povo, e principalmente, de quem vê essas questões, do observador, pois ele que define sua verdade interna.

E então numa discussão sobre o que é certo e errado para cada um, eu disse justamente isso, que as coisas não podem e nem devem ser extremadas pelo que é correto ou não, sempre temos que dosar e tolerar as pessoas em suas próprias individualidades desde que elas não interfiram na dos outros. E claro, cada um deve respeitar a individualidade do próximo, procurando compor uma sociedade justa e igualitária. Sim, um pouco utópico...

E então meu namorado disse que concordava com isso, e para a minha surpresa e de toda turma, ele falou mais ou menos isso:

"Por que, assim, eu sou gay, e acho errado quando as pessoas se referem a homossexualidade como 'opção'. Todos sabem que não é uma opção, você não escolhe, você nasce assim, e ainda assim se fala em 'opção'. Eu não escolhi ser gay, você acha que eu escolheria em sã consciência fazer parte de uma minoria, que sofre preconceitos, e ainda por cima pode apanhar na rua por besteiras?".

Ele falou o que nós estávamos conversando baixinho, sussurando, o que eu e ele pensávamos sobre essa questão da "opção". Mas eu nunca pensei que ele realmente pudesse falar alto pra todos daquele jeito! Eu fiquei tão feliz por ele, por ele ter essa atitude. Por que às vezes eu também gostaria de ter essa mesma coragem e dizer, defender minhas idéias sem ter que ficar pensando baixinho só comigo. Isso desencadeou mais algumas discussões sobre o tema, mas não houve problema algum com as professoras ou os alunos. Eu já contei pra minha mãe que sou gay fazem anos, e hoje está tudo bem, sem problema algum, ela e meu namorado se dão muito bem inclusive. Mas ainda tem o mundo pela frente, que é muito diferente de um coração de mãe...

E sobre a questão da escolha, eu sei dentro de mim que não foi uma escolha, que não se escolhe isso, do mesmo jeito que não se escolhe nascer negro ou nascer mulher, nascer baixinho ou alto. Religião é muito mais uma questão de escolha do que todas essas outras. Só queria dizer que o admirei muito por fazer isso, e inclusive no final da aula alguns colegas vieram dar os parabéns pela coragem dele, é sério! Nem todos na sala sabiam que ele é gay, e nem sobre mim, nem que somos namorados. Mas grande parte já desconfiava... e na realidade, acho que agora não tem problema algum em contar sobre nós também!

Volta e meia eu provoco ele pedindo pra ele me dar um beijo em público ou me abraçar, e ele se morde todo! Eu dou um abraço tímido, um beijinho rapidinho na bochecha antes que alguns estudantes passem e percebam, mas espero pelo dia em que possamos ficar juntos sem problema algum.

Por que eu amo ele, e se qualquer um parar e pensar, não há problema nenhum em amar, não prejudica absolutamente ninguém, muito pelo contrário! Só traz alegria =D

Ponyo!

2 comentários:

  1. Esse texto me deixou sorrindo. Amei. Espero que não só vocês, mas todos, possam ter o direito de se expressar e expressar o amor que sentem. Vergonha deviam ter as pessoas que fazem maldades com os outros... Isso sim ;D Parabéns pela coragem!

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu acho que em poucos você tambem fica mais confortavel com a ideia de outros saibam da sua orientação sexual. Veja só como cresceu o numero de amigos e conhecidos que sabem, e veja que não faz muito diferencia para muitas pessoas.

    ResponderExcluir