quarta-feira, 19 de maio de 2010

Emails Vigiados?

____________________________

Esses dias eu parei pra refletir durante a aula, quando a professora comentou alguma coisa sobre emails e tal. Aonde ficam nossos emails afinal?

Certamente eles não ficam pairando no ar, ficam em algum lugar físico, que nós nem temos idéia de onde é. Tudo o que podemos fazer é acessar nossos emails de qualquer lugar, e pronto, lá eles aparecem, como se estivessem naquela máquina o tempo todo. Agora da onde eles vieram ninguém sabe dizer...

O que me faz questionar outras coisas. Esses emails tem que ficar em algum lugar, devem ficar, afinal as caixas de entrada e saída tem vários megas de espaço, algumas até gigas. Então em algum lugar elas ficam que não é o nosso computador. Deve ser então o computador do dono dos emails. A empresa, no caso, que dispõe esse serviço para todos os outros utilizarem.

Mas espere um instante... Se os emails ficam na empresa que guarda os emails isso quer dizer que os donos ou funcionários dessa empresa podem ver nossos emails? Ou seja... de quê adianta por senhas se eles próprios tem acesso as essas senhas e nossos emails?

Deve ter algum código de ética ou sei lá que proiba que esses caras vejam os emails das pessoas que utilizam o serviço deles, mas é curioso pensar que na realidade nada está totalmente seguro! Quem garante que os donos do Google não possam ver os gmails de quem eles quiserem? Se bem que isso não deve ser de muita utilidade pra eles... mas quem sabe?

Sim, eu sei, besteira pensar nisso e até fazer um texto sobre o assunto, mas eu não pude evitar. Às vezes penso nas coisas mais esquisitas possíveis, e isso, de algum jeito, pareceu algo interessante de se pensar, por mais que seja um tanto inútil.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário