segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Jay Vaquer, eterno artista desconhecido?

____________________________
Protect
Me From What I Want



Não sei como ainda não escrevi sobre isso no blog.
Nunca falei do Jay Vaquer! E uma das frases dele está no próprio subtítulo desse blog.

Ah, o Jay... Ele é o meu cantor nacional favorito! Simplesmente um poeta em minha humilde opinião, combinando palavras de uma maneira inesperada e fazendo rimas completamente inusitadas. Gosto da voz dele, do ritmo de suas músicas, das letras que ele mesmo compõe, e dele próprio!

Sabe, ele faz músicas diferentes. Músicas cheias de emoção, que tocam a gente. Eu me emociono com as músicas desse artista, com a profundidade e sutileza de algumas canções, e outras mais críticas e agitadas. Confesso que várias vezes tive que recorrer ao dicionário para poder entender tudo o que ele dizia, pois ele faz muito bom uso do vasto arsenal de palavras da língua portuguesa. Mas o melhor disso é que ele abre inúmeras interpretações para o que diz. Cansei de escutar uma música e depois interpretar ela de uma maneira completamente diferente.

O Jay foi crescendo musicalmente, com 10 anos de carreira ele possui 5 álbuns de estúdio e um DVD. Gosto de ver e ir aos seus shows dele, escutar sua voz ao vivo, o assistir interpretando personagens de suas músicas e de nosso mundo conturbado, de comprar os CD's e ver todo o cuidado artístico e gráfico que ele têm.


Ele é realmente muito querido, e eu o admiro de verdade. Suas músicas já embalaram muitos momentos de minha vida, muitas vezes me fazendo pensar e agir diferente do que agiria, se não fosse pela reflexão proporcionada por suas músicas. E, por isso, eu sou muito grato. Por que ele também me fez aprender muitas coisas... pode parecer meio bobo dito (escrito) assim, mas é a verdade.

Ele é extremamente talentoso, e não consigo identificar o motivo de tanto não-sucesso. O Jay faz música de qualidade, letras inteligentes, baladas gostosas de cantar, dançar e gritar. Só posso atribuir isso há uma enorme onda de azar, pois é um fato inexplicável. Juro que se eu ganhasse uns milhões na loteria, financiaria um clipe e uma boa divulgação para o Jay. Simplesmente por que ele merece.

Com tanta besteira na televisão e nos rádios, tantas músicas dispensáveis, não entendo por que ele não obtém seu espaço tão merecido. Pelo menos o Jay instiga as pessoas a pensarem, a interpretarem, propõe alguma coisa com seu trabalho.

Aqui em Curitiba, em seus poucos shows, foi triste observar uma casa vazia para prestigiar um talentoso artista desconhecido. Se você não o conhece, por favor, dê uma chance. Seu mais novo CD, Umbigobunker!?, foi lançado recentemente e está disponível. Porém, dessa vez, eu já vejo um Jay um pouco abatido, talvez cansado, com essa interminável onda de azar.

5 comentários:

  1. Simplesmente incrível. Assino embaixo. O Jay tem um talento incrível e indispensável, merece ter todo o trabalho reconhecido.

    ResponderExcluir
  2. CONCORDO COM QUASE TUDO QUE ESCREVEU E APLAUDO, EXETO QUANDO DIZ INTERMINAVÉL ONDA DE AZAR. O JAY É UM ARTISTA POP SEM SER POPULAR OU SIMPLÓRIO, NÃO É DE FACIL ABSORÇÃO, É NECESSÁRIO PENSAR E TER SENCIBILIDADE MUSICAL, NA MINHA OPINIÃO ACHO QUE COM QUANTO ELE FOSSE APRESENTADO, CERTAMENTE SERIA LOGO RECONHECIDO, E AOS QUE ELE É APRESENTADO NÃO É O SUFICIENTE PARA O PROMULGAR, ENTAO ENTENDE-SE QUE VIVEMOS UM DOS PIORES MOMENTOS DA MUSICA AQUI NO BRASIL, NAO EM RELAÇÃO A TODOS OS ARTISTAS, MAS SIM A COINCIÊNCIA DAS GRAVADORAS E PRODUTORES QUE APAVORADOS COM O ADVENTO DAS MUSICAS BAIXADASM,NAO CONSEGUEM FAZER SEUS ARTISTAS VENDEREMM DISCOS, E ASSIM INVENTAO SUBPRODUTOSSONOROS DE´PÉSSIMA QUALIDADE E OFERECEM COMO SE FOSSEM EXCELENCIAS, O PUBLICO SEM OPÇÃO CONSOME MERDA COMO RECOMPENSA. E AI JAY E OUTROS TANTOS MUITO BONS PAGÃO O PATO POR NAO SEREM EXTREMAMENTE COMERCIAIS E BAIXOS. MAS GRAÇAS A DEUS E A INTERNET ISSO JÁ MUDOU MUITO, HJ JAY, SEM NEHUMA DIVULGAÇÃO EM MASSA, APOIO DE RADIOS E TV, SEM EMPRESARIOS, SÓ NA CARA E NO AMOR A MUSICA, ELE CONSEGUE MOVIMENTAR UM POUCO ESSA MASSA SEDENTA QUE AMA BOA MUSICA.... O GRANDE PROBLEMA É O INTERESSE DESSES FILHOS DA PUTAS QUE REGEM ESSES MOVIMENTOS MUSICAIS NO BRASIL. MAS UM DIA JAY VAI SOBREPOR A TUDO ISSO E CONSIGUIRÁ ULTRAPASSAR AS BARREIRAS CULTURAIS DE MERDA E SE CONSAGRARÁ A PONTO DE NAO DEPENDER DAS REGRAS IMPOSTAS PARA A MUSICA!!!!, UM DOS MERDAS DESSA ELITE DITADORA E MANIQUEISTA DA MUSICA SE CHAMA RICK BONADIO!!!!!! BÓSTA!!!!.


    ABRAÇOS E DESCULPE O DESABAFO, SEU BLOG É 10. RENATO SANSIL@GMAIL.COM.

    ResponderExcluir
  3. Ele é tão bom quanto a mãe Jane Duboc, uma excelente cantora da década de 80, uma voz maravilhosa e arranjos musicais maravilhosos.

    ResponderExcluir
  4. Até me arrepio quando leio coisas sobre o ídolo, também acho uma pena ele não fazer mais sucesso, mas as vezes penso que pessoas 'ordinárias' não estão preparadas para escutar esse tipo de música. Imagine alguém que escuta 'lixo' ouvir o começo de uma das músicas dele "tudo que faço é pra mim até a bondade que ofereço", iria achar que o Jay é um louco, é preciso muita interpretação para entender suas canções, ainda mais com as letras do último cd que contam uma historia de Meu melhor inimigo" até "quase linda história de amor", sim essa sequência conta uma historia, ainda não decifrei tudo mas estou no caminho certo e a música que da nome ao álbum é simplesmente magnifica. Fica aqui minha indignação por ele não fazer mais sucesso MAS ainda acredito que ele terá o reconhecimento que merece não só por nós mundiças e sim por um público muito mair! :)

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo post. Muito legal.

    Assim como o pessoal falou, também acho que o público em geral não está preparado para ouvir as músicas dele. Me pergunto quem iria escutar Jay Vaquer se começasse ou parasse nas músicas "Formidável Mundo Cão", "Estrela de um Céu Nublado", ou a mais pesada (das que eu já ouvi), "Breve conto de um velho babão". São músicas bem fortes mesmo.

    Tirando essas, gosto bastante das músicas dele. Realmente nos fazem refletir sobre a vida, além de serem uma ótima fonte de versos "para o Facebook", hehe.

    É uma pena que ele não seja reconhecido. Gostaria muito de ver um show dele.

    ResponderExcluir